Com este projeto inicio esta seção de maquinas e ferramentas feitas em Casa..
Já algum tempo venho querendo fazer este compressor de ar para pinturas com Aerógrafo, com o passar do tempo agreguei equipamentos para desenvolver este projeto.
A ideia basicamente é simples, com um mini compressor de ar e um gabinete de computador ter um exclusivo compressor para futuros trabalhos de pintura. Mas acabei por optar em um equipamento realmente exclusivo e cheio de detalhes que com o desenvolver do processo acredito poder estar montando da forma que imagino.
Inicialmente escolhi um gabinete que proporcionasse espaço suficiente ao mini compressor mas que tivesse um visual diferente da maioria e que pudesse eu personalizar ao meu gosto, mas a iniciar o desenvolvimento do mesmo me deparei com muitos detalhes de construção que vão tomar muitas horas (satisfatórias) de serviço.
Este projeto tem como base a simples satisfação de fazer e ter um diferencial, em relação ao fator financeiro acredito que um compressor pequeno vendido no mercado seja bem mais barato.Mas acredito realmente que ao construir um equipamento diferenciado não tem preço.
O inicio dos trabalhos foi a reestruturação da fonte de alimentação, a que veio com a CPU apresentou problemas e não funcionou a contento, sendo assim adquiri peças usadas para poder desenvolver um conjunto que venha de encontro com meu proposito.
Aqui vemos o Gabinete que adquiri, leva um nome sugestivo **Transformer**, encontrado no mercado de informatica.
Chamou a atenção pelos detalhes incomuns e principalmente dando ideias para mim, com plena certeza fara jus ao nome.
Para poder chegar a uma peça **Fonte** que além de bom funcionamento agregasse mais uma tomada e tivesse pequeno tamanho para não atrapalhar as demais peças a serem instaladas.
Utilizei duas fontes descartadas em uma oficina eletrônica de um amigo.
Pode-se observar a diferença de tamanho entre as duas, a maior é mais antiga **AT** e a menor já é de nova geração **ATX**.
Apos a revisão da fonte, entre detalhes feitos troca do Fan que estava um tanto barulhento, iniciei a adaptação da nova tomada que estará voltada para o lado interno e vira a servir ao compressor.
As peças foram retiradas da fonte AT para eu poder ter uma fonte que se adequasse ao meu proposito.
Ventiladores da Fonte **Fans**
Apos o recorte com talhadeira comecei o acabamento dos rasgo da nova tomada com uma lima chata.
Uma dica para limar chapas finas e utilizar um calço de madeira para melhorar a estrutura da peça durante a retirada de material.
Vemos o encaixe da tomada já pronto, comparando-se com o original da outra fonte ficou perfeito para a instalação.
A tomada já instalada e sendo testado sua eficiência de condutividade de energia eletrica.
Vemos a fonte já instalada no gabinete e no detalhe a nova tomada para o compressor de ar.
Para poder ligar a fonte tendo em vista que é uma fonte ATX e seu acionamento é feito por intermédio da Placa Mãe sendo o botão de start apenas para exita-lá, a necessidade de uma adaptação de chave liga/desliga.
Para tal processo tive que identificar os fios que atuavam tanto na inicialização da mesma e também a descoberta da energia fornecida para cada função interna que pretendia eu utilizar ex: led do botão de Start, termômetros fans etc.
Abaixo trago a identificação das cores dos fios.
Para acionar a fonte sem a Placa Mãe, utilizar um Jumper entre os fios **Verde** e qualquer um dos **Pretos** existentes.
O detalhe é que fio Verde só tem um, os fios posteriormente serão cortados e ligados a uma chave liga desliga.
A obtenção de 12 Volts vem dos fios **Amarelos & Pretos. Para ventiladores como exemplo.
Para termos 5 Volts temos fios **Vermelhos & Pretos** usados para saídas de USB e outros.
Para extrair energia na casa de 3 Volts usamos os fios **Laranjas & Pretos** como utilização desta voltagem temos os leds dos botões frontais.
Abaixo temos o compressor instalado para testes elétricos, todos os componentes tiveram bom funcionamento.
Para findar esta introdução temos o layout final apenas para apreciação deste que vos escreve.Observem o detalhe do termômetro lateral, no total são dois que monitoraram a temperatura do compressor e do ar interno.
Na próxima etapa farei a introdução de maiores detalhes como por exemplo o DVD play que será transformado em porta ferramentas escamoteável.
Aguarde pela parte dois.....Não deixe de se inscrever neste para receber as atualizações.